Páginas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Anime Friends: 10 mandamentos do otaku

“Otaku” é o nome que se dá aos fanáticos por cultura japonesa . Mas para ser um verdadeiro otaku, não basta só ver animes na TV ou se vestir como seu personagem favorito. A principal característica desse grupo é não encarar a cultura japonesa como um hobbie, mas sim como umestilo de vida . Mas é claro que os otakus não saem pelas ruas falando japonês e muito menos só comem sushi e sashimi. Para entender o que torna uma pessoa um verdadeiro otaku,nos do Uho Nerd fizemos uma pesquisa para saber o que mesmo um otaku.
E descobrimos 10 caracteristicas classicas de um Otaku:

1 - Assistirá a animes todos os dias Não importa qual, não importa como, não importa onde. Todo otaku de verdade assiste a animes todos os dias. E essa missão não é das mais difíceis. Com a internet, é bem fácil assistir um no computador, como contam Beatriz, 14, e Amanda, 13. Para elas, não há desculpa para não seguir este mandamento. “Hoje você pode baixar pela internet, pode ver em DVD ou até na TV, é só querer”, enfatiza Amanda. Os mais fervorosos também leem mangás todos os dias


2 - Amar as histórias sobre todas as coisas 

Não basta ler mangá ou assistir a anime todos os dias. O verdadeiro otaku é apaixonado por aquilo. Para a cosplayer Giovanna, 20, todo otaku tem que amar um anime ou mangá. “Você tem que se envolver com a história, sentir os personagens, amá-los ou odiá-los”, conta. Além disso, todo otaku tem um personagem favorito, e o defende com unhas e dentes em qualquer discussão

3 - Serás dedicado 

Como já deve ter ficado claro, todo otaku tem que ser bastante dedicado ao que gosta. Além de ler mangás e assistir animes todos os dias (sem contar o trabalho de achar, comprar ou baixar as revistinhas e animações), eles gostam de colecionar itens sobre sua história preferida e pesquisar o máximo possível de informações sobre seus personagens. Para os cosplayers, a missão é ainda mais difícil. “Você tem que ir atrás das roupas, dos panos, fabricar as roupas e prestar atenção em todos os detalhes. Tem que se dedicar, se não, não dá certo”, avisa Giovanna.




4 - Honrar a música japonesa Você pode não ser o maior fã de músicas orientais, mas para ser um otaku de verdade, tem que saber pelo menos algum verso do sucesso do momento de J-Pop ou J-Rock. “O otaku pode até se dedicar ao mangá ou ao anime, mas tem que ouvir pelo menos uma banda de J-Rock ou J-Pop”, diz Eduardo, de 19 anos. Para os fãs de animes, a missão é ainda mais fácil, já que a música de abertura dos desenhos é cantada por bandas japonesas.

5 - Conhecer a cultura japonesa A cultura japonesa vai muito além de animes e música, e todo otaku tem que saber isso. “O otaku tem que saber o básico da cultura japonesa, como os trajes e alguns hábitos. Os fãs mais fervorosos sabem coisas malucas, como detalhes da religião do país e até a mitologia japonesa”, conta Eduardo. Segundo ele, filmes japoneses ajudam na compreensão da cultura oriental.


6 - Jogarás jogos japoneses Os jogos são tão importantes que merecem um mandamento à parte. Para a maioria dos otakus, eles têm o mesmo grau de relevância que animes e mangás. Os criadores da Nintendo são mestres em fazer jogos, por isso encontrar um jogo que te agrade é algo fácil e bem divertido. “Além dos jogos eletrônicos, os otakus gostam de jogar RPG”, acredita Beatriz, que é fã do chamado “role-playing game”.


7 - Ir a todos os eventos de otakus (não importa o quão longe) Todo otaku também tem que ter vida social e para isso existem os eventos de anime e mangá. Segundo o paranaense Eric, de 20 anos, os verdadeiros fãs da cultura japonesa vão em todos os eventos possíveis. “O otaku tem que ir a todos os eventos possíveis, e eu tento fazer isso”, conta o cosplayer, que saiu de Ponta Grossa para ir pela segunda vez ao Anime Friends, em São Paulo.


8 - Respeitarás as diferenças Engana-se quem pensa que otaku, J-Rocker e cosplayer é tudo a mesma coisa. Existem fãs de animes que não são os maiores fãs de música japonesa, assim como alguns otakus não gostam de fazer cosplay. Para Eric, é essencial haver respeito entre todos os grupos. “Tem gente que não gosta dos cosplayers e fica tirando sarro, isso é chato. Otaku não pode ter preconceito”, revela.


9 - Saber pelo menos uma palavra em japonês Você não precisa ser fluente na língua, muito menos saber identificar cada ideograma, mas é essencial saber pelo menos algumas palavras em japonês. “Até pelo hábito de assistir anime, os otakus acabam aprendendo sem querer algumas palavras em japonês. Alguns gostam tanto que vão atrás de cursos para realmente aprender a língua”, analisa Eduardo.


10 - Beberás bebidas à base de leite de soja 

O líquido sagrado de todo otaku é a bebida à base de leite de soja. Não importa a ocasião, um verdadeiro fã de animes e mangás não recusa um saquinho do líquido sagrado, mesmo que seja no sabor que ele mais detesta. Tanto que um dos estandes mais cheios do Anime Friends 2013 era o que vendia a bebida. “Eu bebo até jantando”, revela Amanda.

Nenhum comentário: